Muito interessante a reportagem do Deputado Federal Rodrigo Maia no Jornal O Dia em 07 de janeiro de 2012, no qual passo a transcrever abaixo:
Rio - A Cidade Maravilhosa foi escolhida para receber as Olimpíadas de 2016 há mais de dois anos; a eleição para o país-sede da Copa do Mundo de 2014 foi em outubro de 2007. A praxe é anunciar os anfitriões sete anos antes — tempo considerado suficiente para as cidades se prepararem. No Rio, o risco é que o orçamento das obras olímpicas estoure para que sejam entregues no prazo. Das 22 ações do projeto ‘Cidade Olímpica’, apenas três foram entregues: o Centro de Operações, a Central de Tratamento de Resíduos e o Parque dos Atletas.
Dois exemplos são Bogotá, na Colômbia, que leva 55 milhões de pessoas por mês no BRT, e Santiago do Chile, que conta com 101 estações de metrô, pelas quais dois milhões de pessoas passam por dia. No Rio, o metrô dispõe de 34 estações e transporta todo dia 550 mil pessoas. Em cinco anos, Santiago abriu 26 estações, enquanto o Rio, em igual período, inaugurou duas.
Pensar e investir em transportes é promover qualidade de vida para a população. Significa ajudar a frear a expansão de favelas, oferecendo meios para que seja possível viver bem longe dos centros urbanos. É fazer com que o Rio dê um passo à frente no longo caminho a ser trilhado para um desenvolvimento sustentável.
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